quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Identidade

É muito fácil apontar o dedo e acusar uma pessoa de ter agido de alguma forma, que por algum motivo, achamos inadequado. Isso é um grande erro. Muitas vezes nos deparamos com situações que jamais imaginariamos enfrentar. E é nesses momentos de situações inusitadas que formamos nossa identidade. Não há como dizer: " Jamais farei isso!", ou: "Que absurdo, isso nunca acontecerá comigo!"... não é bem assim. Quase nunca as coisas acontecem como planejado e novos desafios aparecem. Fazemos coisas que antes poderíamos julgar inaceitáveis, mas que em certo momento tornam-se necessárias. Falar é muito fácil, agir já é bem diferente. É por isso que acho que a verdadeira identidade de cada um muda. As pessoas mudam, assim como as opiniões, as decisões...

Identidade nada mais é do que ter consciência de si mesmo. E de que somos feitos senão das nossas atitudes, ações, do saber fazer? Saber onde estamos, o que queremos...

Muito bem, quantas coisas inimagináveis já foram feitas? Eu já fui alvo do meu prórpio dedo apontado. Já fiz coisas que nunca imaginei fazer. E do futuro, o que posso esperar? Não sei, ninguém sabe. Como posso ser petulante o bastante para dizer que o meu eu de amanhã jamais fará isso ou aquilo? Não posso. Amanhã serei outra pessoa, com outra visão do mundo, em outras situações. E assim, realmente o eu de ontem jamais faria o mesmo que o eu de amanhã fará.

Termino dizendo o que um sábio homem do passado disse:


Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo

Eu quero dizer
Agora o oposto do que eu disse antes
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo
Sobre o que é o amor
Sobre o que eu nem sei quem sou[...]


Metamorfose ambulante
Raul Seixas

Um comentário:

  1. Confuso... Mas realmente essas coisas me tiram o sono às vezes. Mas acho que acontece com todo mundo. A gente fica mt determinado a fazer as coisas e manter a palavra, mas muitas vezes não dá. As circunstâncias mudam e pra fazer dar certo, a gente tem que voltar atrás... Fazer o qué? é a Vida. Muito mais desgaste do que glória..

    ResponderExcluir