quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Humano

O  silêncio diz muitas coisas. Eu já parei para ouvi-lo. Ele me disse coisas que há muito ninguém me dizia.
Ele acalma, traz paz.

Acho que eles são casados. O Silêncio e a Paz. Não são o par mais perfeito, mas combinam bastante. Às vezes, quem traz a Paz são as Palavras e seu pai, o Diálogo. Mas acho que isso é apenas amizade. Não é amor como o do Silêncio e da Paz. Eu fico me perguntando: Quem será que encontrou primeiro? Será que foi o Silêncio que encontrou a Paz, ou a Paz que encontrou o Silêncio?
Não importa. Importa que eles tem um vínculo muito forte. O que me preocupa um pouco são as brigas repentinas entre as Palavras e a Paz. O pai, Diálogo, é completamente contra esses desentendimentos. E por falar nisso, é muito amigo da Paz. O Diálogo só implica um pouco com o Silêncio. Acho que eles não se gostam muito.
O Silêncio nem sempre é necessário. De vez em quando ele é bastante inoportuno. E o Diálogo enxerga isso como ninguém. A Paz também sabe disso. Sabe que o Silêncio pode ser o mais especial, bom para todos e é nessas horas que a Paz lhe acompanha, mas também pode ser mesquinho, apegado a pequenas coisas. E com isso a Paz não concorda.
A Paz já pensou em se casar com o Diálogo porque ele seria sempre perfeito. Mas percebeu, com toda serenidade e sabedoria, que este casamento não daria certo. A casa que eles habitariam não existe, uma vez que ninguém consegue ter, por toda a vida, só momentos fáceis.

Ninguém é sempre tão sereno que não queira gritar.
Ninguém é sempre tão calmo que não queira brigar.

Me arrisco a dizer que não seria tão fantástico ser humano se a Paz e o Diálogo se casassem.

2 comentários:

  1. Eu acho que seria um casamento com divórcio... pelo menos pra mim. Eu não gosto de muita paz, e o diálogo pacífico me incomoda. Sei que você não falou em pacificidade, mas foi o que eu imaginei quando vc tentou noiva o Diálogo com a Paz. Penso que Paz é para a vida em sociedade, não para viver dentro de mim. Não acho que nós queiramos paz; queremos felicidade, alegrias intensas, momentos marcantes, memórias vívidas... E só deixando o Silencio ser soberano realmente quando ele for melhor que mil palavras, quando ele fizer de um momento o infinito, e quando nem mesmo o Diálogo puder trazer mais Paz para aquilo que se vive...

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente! Por isso eu disse que não daria certo. A casa que eles habitariam é o ser humano. Não existe um ser humano sem conflitos, sem brigas e sem gritos. Acho q por isso é tão fantástico ser humano. É complexo!

    ResponderExcluir